Como o filtro de argila evoluiu com o tempo?

Como o filtro de argila evoluiu com o tempo?

19 de julho de 2018 0 Por ceramicastefanisa

Mesmo considerado antigo, o tradicional filtro de argila continua sendo a melhor opção para ter em casa quando o assunto é água filtrada. Ao longo do tempo, esse tipo de filtro sofreu algumas mudanças e se tornou ainda melhor em sua função: purificar a água, mantendo mais limpa e cristalina.

Especialistas afirmam que o filtro de argila com o elemento filtrante (vela) de tripla ação é o mais eficiente entre os outros filtros na retenção de cloro, ferro, alumínio, chumbo e elimina bactérias e microrganismos;

 

Filtragem da Argila

A eficiência na retenção das impurezas encontradas na água se deve na forma de filtragem que os filtros de barro apresentam. Por meio da filtragem por gravidade, a passagem da água impura acontece de forma mais lenta pela vela.

Por esse processo ser mais devagar, a eliminação das bactérias e sujeiras que ficam instaladas na água, torna-se quase que 100% completa, proporcionando uma água com mais qualidade.

 

A evolução do filtro de Argila

Mostraremos a seguir a evolução do filtro de argila desde a data de sua fabricação, até os dias de hoje:

  • Durante o século 19 para o século 20, a maioria da população brasileira sofria com epidemias oriundas da água contaminada, principalmente, por falta de serviços de água encanada. Não havia equipamentos eficazes para que a água fosse filtrada de modo eficiente.
  • Com a chegada dos imigrantes portugueses e italianos essa realidade mudou. Eles traziam na bagagem as velas que já existiam na Europa para a filtragem da água.
  • Um dia, os imigrantes que trabalhavam em São Paulo perceberam que as jazidas de argila poderiam fornecer o material necessário para fazer potes de cerâmicas.
  • Em seguida, começaram a utilizar o mesmo material para fazer filtros, e o sucesso foi imediato. A água era pura e com uma temperatura agradável para o consumo.
  • Com o passar do tempo, os filtros de barro foram sendo aperfeiçoados, e o elemento filtrante (vela) que era um disco de cerâmica porosa, colado com cera e breu, passou a ter apenas uma camada de cerâmica porosa por fora e por dentro é feito com carvão e uma camada de prata coloidal, produtos usados para tirar o cloro da água, bactérias, microrganismos e purificá-la ainda mais.

 

Se você gostou e deseja comprar um filtro de argila para a sua casa, acesse a loja Cerâmica Stéfani https://loja.ceramicastefani.com.br/. A loja possui o filtro de argila mais tradicional do mercado, o São João. Esse filtro, produzido desde 1947, com o uso de uma argila especial. Saiba mais, acessando nosso site.