Elemento filtrante (velas) – O coração do filtro

Elemento filtrante (velas) – O coração do filtro

10 de outubro de 2018 0 Por ceramicastefanisa

A qualidade da água consumida por meio do uso de filtros de barro (argila) depende diretamente das velas utilizadas em sua purificação, por isso o elemento filtrante (vela) é considerado o coração do filtro, uma vez que é o responsável pela manutenção de bons níveis de limpeza e assepsia.

Além disso, o incremento da tecnologia e o avanço de pesquisas que visam a configuração de produtos mais eficientes possibilitaram o surgimento de elementos filtrantes (vela) com maior durabilidade e eficiência, além de serem produzidos com materiais diferenciados e ecológicos.

Funcionamento das velas de filtragem

Ao serem utilizadas nos filtros de barro (argila), as velas (elemento filtrante) retêm partículas em suspensão durante a passagem da água de modo a torna-la limpa, cristalina e apta ao consumo humano. A troca deve ser feita conforme especificação.

Para conferir mais qualidade à água é recomendada a troca da vela (elemento filtrante) e também a limpeza periódica do filtro e sua torneira. Já em imóveis nos quais a água passa pela caixa antes de chegar aos pontos de distribuição, é importante manter essa última sempre higienizada.

Como escolher a melhor vela

Para melhor atender demandas oriundas de empresas, indústrias e residências são produzidos diferentes tipos de elementos filtrantes por meio do uso de matérias-primas combinadas para obter mais eficiência na retenção de partículas presentes na água e nocivas à saúde humana.

  • Vela declorante: Produzida a partir de produtos de origem vegetal, como a casca do coco, ela possui em seu interior carvão ativado que retém as impurezas. É um modelo usado em todo mundo devido às suas propriedades purificantes e desodorizantes;
  • Vela press: Dotada de carvão ativado e parede de cerâmica micro porosa, essa vela é comumente aplicada em filtros de pressão por ser compatível com todos os modelos fabricados com essa tecnologia. Ademais, ela promove a retenção rápida de partículas;
  • Vela tripla ação: Juntamente do carvão ativado que retém sujidades suspensas na água, a vela tripla ação é esterilizante, pois é revestida internamente com prata coloidal.

Assim, ela promove a diminuição dos níveis de cloro, elimina possíveis odores e sabores presentes no líquido, além de reduzir a presença de bactérias.

A eficiência dos filtros fabricados pela Cerâmica Stéfani é atestada pela certificação do Inmetro presente em todos os seus produtos. Por isso, para fazer a escolha mais acertada, basta acessar o site https://loja.ceramicastefani.com.br/ e escolher o produto que mais se adequa às suas necessidades.