Filtros de argila – como funcionam?

Filtros de argila – como funcionam?

25 de julho de 2018 0 Por ceramicastefanisa

Eles economizam energia e são extremamente eficazes na purificação da água. Estamos falando dos filtros de argila, muito presente nas casas brasileiras nas décadas de 50 e 60.

Pesquisas indicam que as vantagens do filtro de argila não são restritas à economia. Ele, de fato, purifica a água, sendo considerado o método mais eficaz de filtragem.

O sistema para purificar a água é mais lento. Ela fica armazenada na parte superior, sendo absorvida pelas paredes porosas do elemento filtrante (vela) do filtro. A água vai caindo gota a gota e, nesse processo, sendo limpa.

Além de limpa, a água nunca fica quente justamente pela isolação térmica da argila, que mantém a água até cinco graus mais fria que a temperatura ambiente.


Vantagens do filtro de barro

Hoje há vários modelos de filtros no mercado, que comportam de 1 até 4 velas, com capacidade para até 10 litros de água. São mais baratos que outros tipos de purificadores e apresentam maior durabilidade.

A Cerâmica Stéfani oferece diversos modelos. Inclusive o tradicional Filtro São João, fabricado pela primeira vez em 1947.

  • Os filtros de barro também podem ser utilizados em empresas ou salas comerciais.
  • Não precisam de nenhuma ligação elétrica, sendo indicados para qualquer espaço.
  • O Filtro São João Classic, também da Stéfani, pode dar aquele toque “vintage” ao local.

Filtros 100% Brasileiro

Os filtros de argila são uma invenção genuinamente brasileira. Foram criados em São Paulo, dizem historiadores, por imigrantes italianos que teriam encontrado no barro um ótimo material para purificar a água.

Naquela época, era comum que a água viesse de rios, poços artesianos, chafarizes construídos pelo governo. Era comum o surgimento de epidemias e doenças por conta de a água vir, muitas vezes, de fontes duvidosas.

Com o surgimento do filtro de argila, as famílias puderam – enfim! – ter água purificada em casa.

Sua eficácia já foi estudada em diversos países e universidades. Atualmente, a filtragem deste tipo é considerada a mais eficaz do mundo. Justamente pelo trabalho “rudimentar”.

A lentidão com que a água passa pela vela (elemento filtrante) garante uma purificação quase completa. Mesmo com concorrentes de alta tecnologia, o filtro de barro continua sendo a melhor opção para quem quer água pura e fresca. E não é que nossos avós tinham razão? Água boa é água de filtro de barro.

Para mais informações acesse: https://loja.ceramicastefani.com.br/