Porque optar por um filtro de acrílico sem bisfenol?

Porque optar por um filtro de acrílico sem bisfenol?

2 de outubro de 2018 0 Por ceramicastefanisa

Desde 2011, com a publicação de pesquisas no periódico científico Environmental Health Perspectives, o mundo foi alertado sobre os perigos do bisfenol, elemento tóxico e causador de diversas desordens de saúde, principalmente quando em contato com crianças.

Com o passar dos anos, mais estudos foram realizados e todos têm confirmado os efeitos nocivos desse componente presente em muitos produtos que possuem plástico em sua composição usados no cotidiano de milhares de pessoas, por isso é preciso estar alerta.

O que é bisfenol e quais perigos ele representa

O Bisfenol-A ou BPA pode ser definido como um difenol comumente aplicado na produção de poliestireno e altamente tóxico para a saúde humana, pois atrapalha o funcionamento do sistema endócrino, que regula os níveis de hormônio e pode causar inúmeras doenças.

Já em 2009, pesquisas apontaram a relação entre a intoxicação de fetos por Bisfenol-A, em decorrência do contato das gestantes com produtos que contêm essa substância, e o aumento dos casos de câncer de mama, crescimento da próstata e doenças neurológicas na fase adulta.

Filtros sem bisfenol

A utilização de filtros de plástico que contêm o Bisfenol-A deve ser avaliada, afinal, se por um lado a água está livre de impurezas, por outro, está contaminada por essa substância tóxica que causa inúmeras doenças, por isso, é preciso tomar alguns cuidados:

  • O primeiro passo é adquirir filtros de acrílico livres de Bisfenol em sua composição, isso pode ser facilmente realizado ao ler as informações presentes na embalagem ou por meio da identificação do selo que aponta a ausência dessa substância;
  • Com o filtro em mãos, é necessário escolher as velas que serão usadas. Hoje, a preferência tem sido dada aos modelos tripla ação, que além de reterem sujidades em suspensão na água, ainda eliminam bactérias e possíveis odores ou sabores;
  • A troca das velas deve ser realizada, seja no filtro de plástico ou barro (argila), deve ser higienizado com água e uma esponja, nunca com produtos químicos que podem contaminar a água.

A Cerâmica Stéfani é uma empresa nacional com sólida atuação no oferecimento de soluções completas para purificação de água. Dentre os produtos por ela comercializados, podem ser citados os filtros de barro (argila) e de acrílico totalmente livres de Bisfenol-A.

Para conhecer os produtos desenvolvidos pela Cerâmica Stéfani, basta acessar o site e escolher aquele que mais se adequam ao ambiente e às demandas que deverão suprir e, assim, aproveitar os benefícios da ingestão de água pura e livre de toxinas.